Mudámos recentemente de casa e decidimos partilhar a nossa experiência porque sabemos que, no que toca a mudanças, os nossos cães (e gatos) sentem tanto ou mais stress do que nós.
O Golden foi adotado há mais de 4 anos, e desde então já viajou connosco por 16 dos 18 distritos de Portugal Continental, e também pela Galiza. Está habituado a dormir em muitos sítios diferentes mas, ainda assim, sabemos que a azáfama constante, os cheiros novos, as mudanças de mobília provocam sempre alguma ansiedade.
O Golden ajuda-nos muito a reduzir o nosso stress, por isso, quisemos fazer o mesmo por ele.
- Começamos uns dias antes a espalhar caixas e malas pela casa (antiga), para ele se ir habituando e não estranhar tanto.
- Passeámos com ele nos parques próximos da casa nova, para ele se familiarizar com as paisagens, os cheiros, os ruídos...
- Deixámos o Golden em casa dos 'avós' (onde ele fica com frequência e também se sente em casa) durante grande parte das movimentações de objetos e móveis, para o poupar de todo esse stress.
- Pela casa nova, espalhámos roupas nossas para que ele pudesse sentir o cheiro e perceber que aquele era o nosso espaço.
- Trouxémos os
objetos dele para a casa nova, para que ele sentisse que este era o seu espaço também.
- Tirámos os primeiros dias para lhe fazer companhia, garantindo que ele jamais se sentiria abandonado.
- Mantivemos todas as suas rotins e horários.
A adptação do Golden foi um sucesso, mas temos a nosso favor o facto de ele ser extremamente sossegado e meigo, e precisar de pouco mais do que uma manta e uma varanda com sol para ser feliz.
E vocês, já tiveram experiências diferentes? Têm algum conselho adicional para quem estiver prestes a mudar de casa? Partilhem nos comentários.
Cãoprimentos,
Golden Family
1 comment
Grata pelos conselhos que são tão adequados para cães como para gatos. Pela minha experiência, os cães reagem melhor ao stress das mudanças que os gatos. Creio que são menos territoriais e se tiverem os seus humanos por perto ficam mais tranquilos. Mudanças com gatos são mais complicadas, mas com paciência e carinho tudo se faz. Felicidades para o Golden e para a sua maravilhosa família!