Um dos maiores prazeres dos donos de cães é passear com os seus amigos peludos. Aquilo que quem não tem cão vê como uma obrigação penosa 3 vezes ao dia é, na verdade, um momento de relaxamento, alívio, reflexão e diversão.
Cada vez mais com as rotinas extensas de trabalho e a correria do dia-a-dia, o simples facto de sair para passear (mesmo que seja apenas dar uma volta ao quarteirão) faz-nos parar, pensar no dia, relaxar, socializar e trocar experiências com outros donos de cães.
Além de tudo isto, passear é essencial para a saúde física e mental, dos cães e dos seus humanos. Recomendamos sempre aos nossos amigos que façam muitos passeios, que conheçam outros cães e pessoas, que façam amigos. Para isso, a coleira e a trela são essenciais, além do seu uso ser obrigatório por lei.
Mas, afinal, como escolhemos as coleiras e trelas, e como sabemos o que melhor se adapta à nossa situação?
Coleiras para usar em casa
Além da resistência, claro, temos muita atenção aos materiais, pois uma coleira de textura suave e sedosa, além de maior conforto para o cão, também pode prevenir problemas de pele e pelo.
Pode parecer desnecessário manter a coleira no cão dentro de casa mas, na verdade, ela é muito útil e pode evitar problemas. Manter uma coleira confortável com uma medalha de identificação ajuda a que, caso o cão apanhe uma porta aberta e decida dar um passeio sozinho, seja rapidamente encontrado e devolvido à sua família.
Uma coleira confortável e uma chapa com um contacto podem salvar um cão, uma vez que fazem com que seja muito mais rapidamente encontrado em caso de fuga.
Coleiras / peitorais para passeios
Para passeios, principalmente para os mais longos, pessoalmente preferimos usar peitoral, embora a coleira normal possa ser usada sem problema. Porém, com peitoral conseguimos controlar melhor os movimentos do cão! Como o Golden foi adotado adulto/sénior, já trazia certos hábitos e achamos que o peitoral é mais adequado à sua personalidade, para passeios mais longos.
Os peitorais trazem-nos uma segurança maior, pois não seguram apenas o pescoço do animal, mas sim o peito. Devem ser usados obrigatoriamente nos passeios de carro, com cinto de segurança.
Há diversos modelos de peitorais, indicados para todos os tamanhos, formas e personalidades. Para cães que puxam muito a trela, recomendamos o uso de peitorais que permitam prender a trela à frente mas, obviamente, o treino deve ser sempre o primeiro recurso e nada o substitui.
Trelas
Em geral, a melhor trela é aquela que deixa o dono mais confortável e o cão mais seguro. Uma trela deve ser resistente mas também suave na mão dos humanos, prevenindo assim cortes e arranhões/feridas.
Podem variar em forma, materiais e comprimento. Temos trelas de 1m20, de acordo com a legislação portuguesa para passear na via pública, e também de 2m20 e 3m20, ideais para passeios no parque, por exemplo. Temos ainda uma trela multi-posições ajustável, que nos permite ajustar o comprimento a cada situação. É perfeita para o treino.
Materiais
Há diversos materiais no mercado. Para escolher o material certo, temos de ter em conta a personalidade do cão e o ambiente onde será usada. Por exemplo, para um cão que passe muito tempo no mar, não recomendaríamos coleiras com fechos metálicos, pois o sal é altamente corrosivo. Coleiras de pele vegan com fecho plástico são perfeitas para o mar, para a lama e para ambientes mais agrestes, e duram uma vida.
Já para cães mais velhos (como o nosso Golden) ou de porte mais pequeno, recomendamos coleiras suaves e leves, como as de fita.
NOTA: Estas dicas são baseadas na nossa experiência, e não substituem uma consulta com um treinador para cães com comportamentos extremos.
Com amor,
Neuza, João e Golden, o cão!
🤍
Sobre nós
Tudo começou com a adoção do Golden. Para homenagear a sua vida, ajudamos cães e gatos a viverem a sua melhor vida. Criamos acessórios para animais e eBooks para ajudar os seus humanos.
Como amantes de animais, contribuímos para o bem-estar dos mais frágeis. Doamos 5% das compras a um abrigo de animais.