Chocolate é veneno para os cães

Chocolate é veneno para os cães

Hoje dei o maior susto possível aos meus humanos: comi um Pai Natal de chocolate (cerca de 100 gr). Estava fora do meu alcance, mas consegui subir a uma cadeira e alcançá-lo.

Para quem não sabe, o chocolate contém teobromina, uma substância altamente tóxica para os cães, que pode ser fatal, dependendo do tamanho do cão, da quantidade de chocolate ingerida e do tipo de chocolate (quanto mais escuro e com maior concentração de cacau, mais tóxico).

Além de tóxica, a teobromina demora a ser eliminada, ficando muito tempo no sangue do animal, pode ficar no organismo por até 6 dias, pois a sua eliminação não acontece pelos rins, somente por via hepática. Os sintomas vão desde o vómito, diarreia, muita sede e urinar muito, náuseas, arritmias cardíacas, convulsões, excitação e dificuldade de coordenação motora. Em casos graves, pode levar à morte. Pode ainda ocorrer hemorragia intestinal, normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.

O tamanho do cão também influencia na intoxicação: geralmente a intoxicação é mais comum em animais bebés ou de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso.

As quantidades tóxicas não precisam ser ingeridas de uma única vez, já que a teobromina pode permanecer no organismo por até 6 dias. Assim, doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação.

Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação. Em caso de ingestão de chocolate deverão SEMPRE, mas SEMPRE procurar ajuda do médico veterinário, mesmo que não haja sintomas aparentes.

Eu já estou medicado e, ao que tudo indica, vou ficar bem. Mas poderia ter sido fatal se os meus humanos não soubessem o perigo que corri. Todo o cuidado é pouco, deixem sempre alimentos tóxicos nas prateleiras mais altas que tiverem, e bem escondidos!

Se têm amigos com animais, passem-lhes esta mensagem, pois nem toda a gente conhece os perigos do chocolate, e assim podem estar a salvar vidas. Se têm algo a acrescentar a este texto, por favor deixem nos comentários! Todas as opiniões são importantes, especialmente de profissionais de saúde.

Cãoprimentos,
Golden, o cão

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.