Seja por uma situação de desemprego ou por uma grande crise económica, é natural que, em algum momento, a situação financeira se complique. Relembramos que o abandono NUNCA é solução. Reunimos algumas dicas de poupança, sem comprometer o bem-estar dos animais.
Poupando na alimentação
A alimentação dos nossos animais, tal como a nossa, deve conter os nutrientes necessários para cada etapa da vida. Mas, mesmo sem comprometer a qualidade, é possível economizar.
- Compra em quantidade. Muitas embalagens maiores de comida para gatos ou ração para cães têm um preço por quilo mais acessível.
- Compra em parceria. Faz encomendas em conjunto com amigos ou familiares, e dividam as despesas da deslocação ou dos portes de envio.
- Procura programas de fidelização ou promoções. Há marcas de ração premium programas de pontos em que uma embalagem é gratuita.
Poupando na saúde
Algumas ações preventivas vão ajudar-te a ir ao veterinário apenas quando é mesmo necessário (ou seja, uma a duas vezes por ano) por causa de vacinas e controlo de peso.
- Escolhe uma boa alimentação, com todos os nutrientes necessários.
- Incentiva o teu animal a mexer-se para desgastar calorias e energia.
- Pesquisa sobre os problemas mais comuns no teu animal e toma medidas preventivas para ajudar a contornar essas possíveis doenças. Alguns gatos, por exemplo, têm que ser motivados a beber água porque bebem pouca e podem desenvolver a Síndrome Urológica Felina.
- Evita possíveis acidentes em casa, tendo atenção a objetos perigosos, plantas tóxicas, alimentos venenosos, etc.
- Evita possíveis acidentes nos passeios, passeando de trela e com identificação visível.
- Procura veterinários mais acessíveis, mas que prestem um excelente serviço.
- Pondera seguros de saúde que possam ajudar caso tenhas um cão ou gato propenso a doenças (há raças são mais propensas do que outras).
Poupando em banhos e tosquias
A opção mais económica é tratar de banho, unhas e pelo em casa. Mas nem todos estão habilitados ou têm tempo para o fazer bem. Se apostares nesta opção, deves garantir que o fazes de forma correta, sem comprometer a saúde do animal.
Se não te sentes à vontade para o fazer, há espaços com programas de fidelização para clientes frequentes. Procura quem faça um serviço de qualidade para que o próximo banho e tosquia possa ser realizado mais espaçadamente.
- Intercala os banhos com toalhitas de limpeza próprias ou um pano húmido para manter o animal limpo e asseado por mais tempo.
Poupando em acessórios e brinquedos
Há objetos indispensáveis para cães e gatos, mas é sempre possível economizar:
- Faz alguns brinquedos em casa. Certifica-te que não usas peças pequenas ou outros artigos que possam ser potencialmente asfixiantes.
- Escolhe acessórios de qualidade e grande durabilidade, e compra apenas o essencial: uma boa coleira e/ou peitoral, uma trela segura, uma boa medalha de identificação.
- Compra em parceria, encomenda em conjunto com amigos ou familiares, e dividam as despesas da deslocação ou dos portes de envio.
Se estás numa situação desesperante e as dicas acima não são suficientes para te ajudar a fazer face às despesas, podes sempre:
- Explicar a situação e pedir ajuda a amigos e/ou familiares.
- Fazer rifas / sorteios para angariar fundos (no caso de teres uma conta inesperada no veterinário)
- Explicar a situação e pedir ajuda em grupos de ajuda animal. Há sempre alguém que pode doar um saco de ração ou uma trela que já não usa.
- Explicar a situação e pedir ajuda/conselhos a associações de ajuda animal da tua residência.
Nunca abandones quem jamais te abandonaria.
Relembramos que um animal é sempre um encargo financeiro. Se não tens condições de suportar um animal, não deves comprar ou adotar um.
Se estas dicas te foram úteis, ajuda um amigo e partilha. Se tens dicas a acrescentar, conta-nos tudo!
💛
Sobre nós
Tudo começou com a adoção do Golden. Para homenagear a sua vida, ajudamos cães e gatos a viverem a sua melhor vida. Criamos acessórios para animais e eBooks para ajudar os seus humanos.
Como amantes de animais, contribuímos para o bem-estar dos mais frágeis. Doamos 5% das compras a um abrigo de animais.
1 comentário
Belas dicas , embora quando utilizadas há sempre quem critique e diga se que oportunismo… .
Enfim