Como cuidar do meu cão ou gato durante uma crise económica

Como cuidar do meu cão ou gato durante uma crise económica

Seja por uma situação de desemprego ou por uma grande crise económica, é natural que, em algum momento, a situação financeira se complique. Relembramos que o abandono NUNCA é solução. Reunimos algumas dicas de poupança, sem comprometer o bem-estar dos animais.

Poupando na alimentação

A alimentação dos nossos animais, tal como a nossa, deve conter os nutrientes necessários para cada etapa da vida. Mas, mesmo sem comprometer a qualidade, é possível economizar.

  • Compra em quantidade. Muitas embalagens maiores de comida para gatos ou ração para cães têm um preço por quilo mais acessível.
  • Compra em parceria. Faz encomendas em conjunto com amigos ou familiares, e dividam as despesas da deslocação ou dos portes de envio.
  • Procura programas de fidelização ou promoções. Há marcas de ração premium programas de pontos em que uma embalagem é gratuita.

Poupando na saúde

Algumas ações preventivas vão ajudar-te a ir ao veterinário apenas quando é mesmo necessário (ou seja, uma a duas vezes por ano) por causa de vacinas e controlo de peso. 

  • Escolhe uma boa alimentação, com todos os nutrientes necessários.
  • Incentiva o teu animal a mexer-se para desgastar calorias e energia.
  • Pesquisa sobre os problemas mais comuns no teu animal e toma medidas preventivas para ajudar a contornar essas possíveis doenças. Alguns gatos, por exemplo, têm que ser motivados a beber água porque bebem pouca e podem desenvolver a Síndrome Urológica Felina.
  • Evita possíveis acidentes em casa, tendo atenção a objetos perigosos, plantas tóxicas, alimentos venenosos, etc.
  • Evita possíveis acidentes nos passeios, passeando de trela e com identificação visível.
  • Procura veterinários mais acessíveis, mas que prestem um excelente serviço.
  • Pondera seguros de saúde que possam ajudar caso tenhas um cão ou gato propenso a doenças (há raças são mais propensas do que outras).

Poupando em banhos e tosquias

A opção mais económica é tratar de banho, unhas e pelo em casa. Mas nem todos estão habilitados ou têm tempo para o fazer bem. Se apostares nesta opção, deves garantir que o fazes de forma correta, sem comprometer a saúde do animal. 

Se não te sentes à vontade para o fazer, há espaços com programas de fidelização para clientes frequentes. Procura quem faça um serviço de qualidade para que o próximo banho e tosquia possa ser realizado mais espaçadamente.

  • Intercala os banhos com toalhitas de limpeza próprias ou um pano húmido para manter o animal limpo e asseado por mais tempo.

Poupando em acessórios e brinquedos

Há objetos indispensáveis para cães e gatos, mas é sempre possível economizar:

  • Faz alguns brinquedos em casa. Certifica-te que não usas peças pequenas ou outros artigos que possam ser potencialmente asfixiantes.
  • Escolhe acessórios de qualidade e grande durabilidade, e compra apenas o essencial: uma boa coleira e/ou peitoral, uma trela segura, uma boa medalha de identificação
  • Compra em parceria, encomenda em conjunto com amigos ou familiares, e dividam as despesas da deslocação ou dos portes de envio.

Se estás numa situação desesperante e as dicas acima não são suficientes para te ajudar a fazer face às despesas, podes sempre:

  • Explicar a situação e pedir ajuda a amigos e/ou familiares. 
  • Fazer rifas / sorteios para angariar fundos (no caso de teres uma conta inesperada no veterinário)
  • Explicar a situação e pedir ajuda em grupos de ajuda animal. Há sempre alguém que pode doar um saco de ração ou uma trela que já não usa.
  • Explicar a situação e pedir ajuda/conselhos a associações de ajuda animal da tua residência.

Nunca abandones quem jamais te abandonaria.

Relembramos que um animal é sempre um encargo financeiro. Se não tens condições de suportar um animal, não deves comprar ou adotar um.

Se estas dicas te foram úteis, ajuda um amigo e partilha. Se tens dicas a acrescentar, conta-nos tudo!

💛

Sobre nós

Tudo começou com a adoção do Golden. Para homenagear a sua vida, ajudamos cães gatos a viverem a sua melhor vida. Criamos acessórios para animais e eBooks para ajudar os seus humanos.

Como amantes de animais, contribuímos para o bem-estar dos mais frágeis. Doamos 5% das compras a um abrigo de animais.

mygoldenpet.com

Voltar para o blogue

1 comentário

Belas dicas , embora quando utilizadas há sempre quem critique e diga se que oportunismo… .
Enfim

Cristina Duarte

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.